Quero continuar consigo para dar continuidade ao trabalho já iniciado.
Com uma equipa renovada e novos projectos para o desenvolvimento da freguesia e bem-estar dos habitantes, candidato-me como independente a Presidente da Junta de Freguesia de Prazeres para os próximos 4 anos.

conte com a minha: EXPERIÊNCIA/HONESTIDADE/DEDICAÇÃO

BLOG DE JOSÉ LOURENÇO, PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE PRAZERES DE ALJUBARROTA

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O que queremos para a nossa freguesia

A equipa do movimento “A freguesia em primeiro” liderada por José Lourenço tem o prazer dos vos dar a conhecer o que “quer para a nossa freguesia” nos próximos 4 anos:


Aljubarrota: Requalificação urbana, alargamento do cemitério, propôr à Câmara Municipal a aquisição do Celeiro para futuro museu e posto de turismo, dinamização do Turismo Histórico, apoio à santa Casa da Misericórdia para a construção do lar de idosos (cujo projecto já está em aprovação), criação de um ciberespaço (novas tecnologias)


Bairro da Quinta Nova: Construção do passeio da Rua Dr. Assunção Correia, propor a remodelação eléctrica à EDP


Boavista: repavimentação da Rua da Boavista de Baixo, Rua do Eucalipto e Rua Casal Corta Rabos, requalificação dos fontanários


Carrascal: repavimentação da Rua Principal e alargamento nos locais viáveis, colaboração na requalificação da capela de S. Pedro, propor à Câmara o projecto de saneamento básico

Carvalhal: Construção da rede de saneamento básico (obra em projecto elaborado), requalificação do campo de futebol e zona envolvente


Casal da Eva: implementação do saneamento básico na Rua Casal da Eva, pavimentação da travessa do Casal da Eva


Casal do rei: calcetamento das bermas na Rua principal e na Rua da Padeira e implementação de zona de espaço de lazer


Chiqueda: Construção do passeio na Rua Principal e proposta de aquisição pela Câmara municipal, da fábrica Nutrigado para possível requalificação daquela zona ribeirinha, continuação das obras do moinho, sito junto à Bombagem, propor à Câmara Municipal a limpeza do Rio alcoa até à cidade de Alcobaça, com passeio pedonal e espelho de água junto à capela. Propor à CMA o prolongamento do transporte urbano a Chiqueda e Fonte do Ouro.

Covões: Construção do passeio na Estrada Principal, requalificação do Poço Costa

Ganilhos: Lutar junto das entidades públicas para a aquisição do terreno junto do antigo Instituto da Vinha e do Vinho para implementação de um espaço de lazer


Lagoa do Cão: Alargar e pavimentar os seguintes arruamentos: Rua das Fontainhas, Travessa da Cascalheira, Rua do Pocinho (parte), requalificação da lagoa, colaborar nas obras junto à Ermida


Lameira: Arranjo paisagístico da zona envolvente à Associação (obra prioritária), incluindo restauro do moinho, repavimentação da Rua de S. Romão, conclusão do saneamento básico, remodelação do parque das merendas, regulação do trânsito dentro da localidade


Moleanos: Repavimentação da Estrada D. Maria I (projecto já aprovado), da Rua Vale da Carreira, da Rua Cabouca e da Rua do Furo, arranjo paisagístico do terreno, adquirido neste mandato, junto à Igreja dos Moleanos, lutar pela implantação do Parque eólico na Serra dos Candeeiros.

O movimento e toda a sua equipa querem ainda, ao lado da população, o arranjo e conservação de caminhos agrícolas; apoiar escolas, colectividades, associações de pais, comissões de festas e grupos de jovens.
Com a ajuda da população, queremos revitalizar o Património Histórico e arquitectural da freguesia e das iniciativas culturais.
Ao lado da população ainda queremos a revisão do PDM e ter uma participação activa no processo TGV (não ao traçado Lisboa-Porto).
Queremos também ter projecção internacional da nossa Feira Medieval, em parceria com a junta de freguesia de S. Vicente e a Câmara Municipal.

14 comentários:

Jorge disse...

Seria conveniente, que os cidadãos moradores na Lagoa do Cão, lessem com atenção e comparassem este manifesto eleitoral com o de 2001 e 2005, em relação ao que se promete fazer .
Há 8 (oito) anos, que o alargar e pavimentar da Rua das Fontainhas, Travessa da Cascalheira e Rua do Pocinho, têm vindo a ser promessas de compromisso eleitoral, sem nunca terem sido cumpridas.
Há no entanto algo que deve ser sublinhado pelo caricato, a Lagoa do Cão é o único lugar da Freguesia de Prazeres, a ter ruas asfaltadas parcialmente, em que a parte restante nunca será acabada. A comprová-lo, temos a Rua das Pias e a Travessa do Val.
Cordiais saudações
Jorge Alves

A freguesia em primeiro disse...

Caro Jorge
è com muito prazer que o vemos aqui, como sempre interessado no progresso da freguesia, ajudando-nos com o seu contributo.
Temos, no entanto, que lhe explicar algumas coisas sobre o assunto em questão:
As ruas que foram asfaltadas parcialmente foram-no em zonas onde existe habitação. Damos prioridade a essas zonas onde o bem-estar da população residente é a nossa preocupação.
Com o orçamento que nos é atribuido temos de ir pelas prioridades e zonas sem habitação terão de ficar para 2º plano.
Se reparar bem, há obras que não estavam projectadas mas que se tornou necessário tornar prioritárias e foram executadas.
Recordo que a Travessa da Pia, o Beco da Rua do Loureiro e a Travessa do Poço Costa foram alcatroadas junto às casas (as 2 últimas não faziam parte dos nossos projectos anteriores).
Também não fazia parte do projecto arranjar a zona que, neste momento, estamos a ajardinar, bem como o poço e a Lagoa.
Os 3 bocados de ruas que não nos foi possível resolver, neste mandato, será prioridade no próximo.
Com isto ficará concluido todo o alcatroamento da zona.
Aproveitamos para o informar que já estão adjudicadas as obras junto ao Lagar e na Rua da Travessa da Escola (Covões)e que irão ser iniciadas até ao fim deste ano.
Esperamos continuar a contar com o seu contributo, sempre precioso para a causa comum: a freguesia em primeiro
Cumprimentos

Jorge disse...

Numa leitura cruzada do manifesto eleitoral, noto algo estranho, que julgo ser uma gafe que convém desde já esclarecer. No que respeita ao Lugar de Moleanos.
Pode ler-se:
“ lutar pela implementação do Parque eólico na Serra dos Candeeiros”.
É estranho que este tipo de reivindicações, não faça parte dos considerandos finais do manifesto eleitoral. Só se entende se for um lapso.
A implantação de um parque eólico, é geradora de vantagens financeiras não só para a entidade Câmara Municipal, mas também como para a Junta de Freguesia em que o investimento se situe. Daí a minha pergunta. Será que se pretende que esta receita financeira seja para a Freguesia de Prazeres de Aljubarrota ou para o Lugar de Moleanos.
Para vossa informação mais acrescento :
O dito Parque eólico tem o nome de Parque Eólico de S. Bento. Na Freguesia de Prazeres serão colocadas 3 (três ) torres. O processo de AIA (Avaliação de Impacto Ambiental) deu entrada na Agência Portuguesa do Ambiente, no passado dia 2009/03/06.
Sem mais,
Cordiais saudações
Jorge Alves

A freguesia em primeiro disse...

Boa tarde caro Jorge
O parque eólico vai localizar-se em Moleanos porque está integrado no parque natural.
No entanto todos os beneficios financeiros que possam advir deste parque serão para beneficio de toda a freguesia
cumprimentos

Eleitor de Prazeres disse...

Este post tem a ver com o que li no candidato do PS. Deixei lá o meu comentário, no entanto acho muito estranho ele não ter nenhum comentário, penso por isso que sofre "CENSURA" por parte do candidato.
Sigam o link ou leiam a transcrição que aqui deixo, assim como o comentário que deixei mas não foi publicado.

http://aljubarrotaumanovageracao.blogspot.com/2009/09/ja-valeu-pena.html
Domingo, 20 de Setembro de 2009
Já valeu a pena...
Já valeu a pena a nossa candidatura,
Valeu a pena porque o actual presidente da junta já teve necessidade de se explicar, mas não foi de explicar nem demonstrar a obra que fez, mas sim explicar, porque que não fez obra.
valeu a pena porque a nossa junta finalmente já tem uma pagina na Internet com dignidade, talves seja apenas uma coincidencia estarmos em mês de eleições, ( o que não me pareceu muito digno foi a publicidade da obra feita, não porque eu ache que o sr Presidente esteja a usar a pagina da junta para fazer propaganda politica, mas porque é tão pouca que com fotografias nem uma pagina ocupa).
Valeu a pena mas é triste que seja preciso haver eleições e ter oposição para explicar àqueles que em nós acreditam que não fazemos. Será que é só em ano de eleições que os habitantes da freguesia merecem explicações?
Já Valeu a pena, mas dia 10 de Outubro ainda vai valer mais, quando todos os que Querem uma junta virada para o futuro, pro activa e defensora dos interesses de TODOS na freguesia exprimirem a sua vontade de mudança na hora do voto.
Publicada por Nova Geração em 13:16
****************************************************

Bom dia!

Sr. Candidato pelo que me é dado a conhecer a Freguesia de Prazeres, já tem um web site há mais de 4 anos, o qual nunca sofreu qualquer alteração, mas com as devidas actualizações.
Penso que o Sr. tem andado muito distraído.
Obg.

Anónimo disse...

Caro Eleitor de Prazeres
Em 29 de Setembro, também eu fiz um comentário sobre a matéria a que se refere sem que a visse publicada.
Segue texto integral do meu comentário.
“valeu a pena porque a nossa junta finalmente já tem uma pagina na internet com dignidade, talves seja apenas uma coincidencia estarmos em mes de eleições, ( o que não me pareceu muito digno foi a publicidade da obra feita, não porque eu ache que o sr Presidente esteja a usar a pagina da junta para fazer propaganda politica, mas porque é tão pouca que com fotografias nem uma pagina ocupa).”

Quem escreveu este texto tem consciência da idiotice que escreveu?
A Junta de Freguesia de Prazeres já tem uma página na internet, seguramente à mais de 3 (três) ou 4 (quatro) anos.
O conteúdo desta página da internet, na minha óptica até é mau, porque é demasiado estático.
As notícias nele contidas são geralmente desactualizadas, dado que a gestão desta
página não se encontra dentro da Junta, o que não permite uma uma actualização das mensagens que de facto interessam aos fregueses.
Por exemplo:
-Publicação das actas da Assembleia de Freguesia, ou de Junta depois de aprovadas.
-Editais para convocação de Assembleias de Freguesia ou Junta.
-Notícias sobre matérias de interesse relevante para os fregueses. (Ex. Carta Educativa, Traçado TGV e suas implicações, Traçado variante IC2 Venda das Raparigas/S.Jorge).
Sem mais
Cumprimentos

joel disse...

Caros ELEITOR DE PRAZERES E ANÓNIMO,
Em Em 30/09/2009, pelas 22,25H, comentei a postagem publicada pela candidatura “NOVA GERAÇÃO” com o titulo sugestivo “AS FRONTEIRAS”, que não mereceu publicação por parte do gestor deste site.
Junto o texto desse meu comentário.

Em resposta ao v/postagem “AS FRONTEIRAS”
A Freguesia a que se refere só pode ser a Freguesia de Benfica, onde se encontra o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa.
Não sei se o autor (a) desta postagem , tem consciência daquilo que pretende comparar.
FREGUESIA DE BENFICA / FREGUESIA DE PRAZERES DE ALJUBARROTA.
Uma é com se sabe, CITADINA (pertencente à cidade de Lisboa) enquanto que a outra é RURAL.
Para falarmos uma linguagem em que todos nos possamos entender, é desde já necessário esclarecer:
A Freguesia de Benfica tem uma população de cerca de 45 mil habitantes (toda ela em área urbana), sendo a segunda maior de Lisboa em cidadãos eleitores ( 38.242 ) , tem um orçamento anual na ordem de 2,5 milhões de euros, entre verbas do Estado e receitas próprias.
A Freguesia de Prazeres de Aljubarrota, tem uma área de 25,72 Km2 (abrangendo áreas urbanas e rurais), sua população está num intervalo entre 4000 e 4500 habitantes, sendo que destes só 3327 são cidadãos eleitores.
O último orçamento que tenho disponível da Freguesia de Prazeres, refere-se ao ano de 2007 e é do montante de 204 592 Euros entre receita própria e verbas do estado.
Se sobre este valor aplicarmos uma percentagem de 20%, que de resto considero exagerada, para os anos de 2008 e 2009, (10% em cada ano), o valor da ordem aproximada para este ultimo ano de 2009 será de ( +/- p) 245 000 Euros.
Explique-me se for capaz como pode gerir e fazer obra em termos comparativos entre orçamentos de 2,5 mil milhões de euros e 245 mil euros.
cumprimentos

joel disse...

CORRECÇÃO
O valor correcto do orçamento da Junta de Freguesia de Benfica é de 2 500 000€, (2,5 milhões) e não como nos finalmentes por lapso aparece 2,5 mil milhões de euros

A freguesia em primeiro disse...

Caro Anónimo
Agradecemos, desde já, as criticas e sugestões que apresenta quanto ao site da junta.
São criticas construtivas como esta que nos apresenta, que nos ajudam a fazer melhor e a colmatar erros ou deficiências.
Obrigado pelo contributo e esperamos que continue a ajudar-nos com as suas chamadas de atenção
cumprimentos

A freguesia em primeiro disse...

Caro Jorge
Agrademos mais este contributo que deu para o esclarecimento da questão.
cumprimentos

VSR disse...

Bom Dia,

após uma leitura atenta das vossas proposta, e comparando com as de há 4 anos verifico que são maioritariamente as mesmas. Mas não é isso que me preocupa mas sim o facto de não haver da vossa parte uma palavra para com aqueles que em vós acreditaram.

A. Sousa disse...

Boa tarde;

Deixo aqui um desafio aos Srs.Candidatos a presidente de Junta por Prazeres.
- Que tal um debate público sem reservas, na próxima Quinta-Feira na Associação da Lameira?
Falta encontrar o moderador, mas estou certo que se o convite for feito, digamos ao Sr. Pedro Nobre, da Rádio cister, ou um(a) Jornalista do Região de Cister, eles terão todo o prazer em o moderar.

PS. Esta sugestão também foi postada no blog "Nova Geração"

A freguesia em primeiro disse...

Caro A. Sousa
Eu como candidato pelo movimento "a freguesia em primeiro" aceito o desafio. Marquem a hora e avisem com antecedência por causa dos compromissos já agendados.
Aguardo resposta

A freguesia em primeiro disse...

Caro VSR
acima leu-se."após uma leitura atenta das vossas proposta, e comparando com as de há 4 anos verifico que são maioritariamente as mesmas. "NÃO É VERDADE!
Há obras que não puderam ser executadas, durante o mandato anterior por dependerem de fundos comunitários e a entrega desses fundos , bem como a sua calendarização pertence ao governo central.As juntas (todas as que tinham projectos dependentes destes fundos) e a câmara não podem ser responsabilizadas pelos atrasos do governo central.
Assim sendo, estas obras são a nossa prioridade no próximo mandato (logo que as verbas sejam entregues), pelo que, o facto de virem no nosso projecto actual, mostra transparência na nossa actuação.
Há obras em curso e outras por inaugurar. A nossa ética fala bem alto e não queremos inaugurações só para época de eleições. A população sabe o que fizemos e sabe o que temos capacidade para fazer.
A critica é, portanto, injusta.

Mais abaixo lê-se:"Mas não é isso que me preocupa mas sim o facto de não haver da vossa parte uma palavra para com aqueles que em vós acreditaram"
TAMBÉM NÃO É VERDADE!
Foi explicado na comunicação social a razão da impossibilidade de concretização das obras dependentes de terceiros. E há que recordar o seguinte: em 2005, tal como agora, NÓS NÃO PROMETEMOS NADA. Se vir bem propomo-nos a tudo fazer para concretizar "O QUE QUEREMOS PARA A NOSSA FREGUESIA".
No contacto diário com a população também temos explicado a todos quantos se interessam todas as propostas (as efectivadas e as que não foram).
Nada temos a esconder. As assembleias de junta também são de entrada livre e só quem não quer é que não vai lá colocar questões.
Fomos e seremos sempre uma junta sempre pronta a ouvir a população e a explicar tudo o que nos for questionado.

Também este blog, mesmo após as eleições, vai ficar activo com informação (para além da que aparecerá no site da junta) e aberto aos vossos comentários e perguntas. Esperamos assim, dar mais um contributo para o diálogo entre eleitos e eleitores
cumprimentos